Publicado por Sementes Estrela
Grupo Vega e Sistema Sargas recebem Selo Verde do Instituto Chico Mendes
Publicado por Sementes Estrela
18 Maio 2024
18 Maio 2024

O Grupo Vega e Sistema Sargas receberam a certificação Selo Verde do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra).

Para conceder esse reconhecimento, o instituto avaliou:

  •  A política socioambiental;
  •  Atendimentos à legislação;
  •  Gestão de pessoas;
  •  Gestão de recursos hídricos, de resíduos e de energia;
  •  Mudanças climáticas e Biodiversidade.


A certificação privilegia as empresas com o direito ao uso do “Selo Verde” com o objetivo da melhoria de produtos e serviços levando a conscientização para o mercado consumidor, atestando que as nossas empresas possuem boas práticas voltadas a qualidade ambiental, no respeito à vida e justiça social.

“De forma transparente e responsável, e através da boa governança, temos estruturado nossas bases e vinculando, de forma plena e definitiva, a sustentabilidade à filosofia e estratégia da organização. Nós colocamos nosso propósito na base dos relacionamentos e confirmamos nosso compromisso de incorporar práticas de ESG em todos os aspectos de nossas operações. Agradecemos e parabenizamos a todos por essa conquista!”, destaca a CEO do Grupo Vega, Silvana Spiazzi. 


Nossa atuação ESG

O DNA do Grupo Vega e Sistema Sargas tem como marca o pensamento social e ambiental voltado a construir práticas de governança que instigam o desenvolvimento de ações voltadas a temática da sustentabilidade. Nesse sentido, nasceu um comitê de ESG, composto por pessoas de diversas áreas do Grupo Vega e Sistema Sargas com o propósito de entender, estudar e debater sobre a aplicação das pautas dentro das organizações e como as ações orientadas por essas pautas podem efetivamente promover um impacto econômico, social e ambiental positivo. Lançamos nossos compromissos para reforçar o desafio de gerar frutos para o futuro, por meio de três compromissos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU):

  •  Inovação e redução do impacto ambiental;
  •  Construindo diversidade e inclusão no ambiente de trabalho e na comunidade local;
  •  Transparência e crescimento nos negócios de forma sustentável.


Algumas ações que já adotamos que colaboraram com um ambiente mais sustentável:

- O Selo Chico Mendes se soma à certificação do selo verde concedido após pesquisas juntos aos órgãos ambientais FEPAM/RS, IBAMA e CONAMA e o Selo Solar, concedido pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal) pelo uso de energia renovável e proveniente de usina fotovoltaica;

  • Nosso tratamento e beneficiamento de sementes é feito com segurança para promover o cuidado com a saúde do colaborador;
  • Toda a madeira que utilizamos para a secagem de sementes é proveniente de reflorestamento;
  • Realizamos o descarte de produtos químicos e embalagens junto a empresas especializadas e certificadas para não agredir ao meio ambiente.
  • Estamos empenhados em colaborar com ações sociais, culturais e educativas para os colaboradores e comunidade em geral em prol da melhor qualidade e respeito à vida.


As certificações recebidas comprovam a dedicação e os esforços em entregarmos sempre o melhor ao produtor e o compromisso em seguirmos atuantes com as práticas de ESG, fortalecendo ainda mais os nossos objetivos. 


Veja também