Publicado por Sementes Estrela
Sementes Estrela inaugura novas instalações na unidade Sistema Sargas
Publicado por Sementes Estrela
18 Maio 2024
18 Maio 2024

Uma história que iniciou em 1975 ganhou um novo capítulo em 2023. A Sementes Estrela inaugurou as novas e modernas instalações na unidade Sistema Sargas em Jacutinga/RS.

A cerimônia de inauguração, realizada na última terça-feira (28) teve a presença de autoridades, entidades financeiras, parceiros, principais empresas de tecnologia e obtentoras de sementes de soja do Brasil, funcionários e comunidade local, que prestigiaram o ato que marca a evolução da empresa. 

Com uma área total de 32.000 m², capacidade de armazenamento de 27.000m², a unidade automatizada é uma das mais modernas do Brasil. A estrutura possui 13 moegas; 28 silos de madeira para secagem e seleção de grãos; 19 silos metálicos; 2 UBS e 2 máquinas TSI novas, com capacidade de tratamento de 20 toneladas por hora cada. A unidade também tem o compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social, possui uma usina solar com sistema 856,76 kWp que supre 100% da demanda da unidade e 50 hectares destinados para produção própria de madeira 100% reflorestada.

O presidente, Efraim Fischmann juntamente com a Diretora Geral Sistema Sargas Simone Spiazzi, destacaram “a importância do trabalho realizado pelos colaboradores na construção de uma empresa cada vez mais sólida e agradeceram o empenho de todos”. O prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, ressaltou que "a cada ano a Sementes Estrela está apresentando novos avanços e novos projetos, demonstrando o tamanho que a empresa tem e terá no futuro". Na ocasião, o patriarca Guidálio Fischmann, foi homenageado com uma placa em seu nome pela visão empreendedora, coragem e legado deixados.

Hoje a Sementes Estrela é a maior empresa de sementes do Sul do Brasil em licenciamento, com produção de 2 milhões de sacas de soja e 300 mil sacas de trigo. Para atender toda essa demanda, possui também unidade em Tupanciretã/RS e ainda nesse ano inaugura novo centro de distribuição e armazenagem, totalizando 46.000 m² de área.


O futuro começa no Agro 

No mesmo dia, também aconteceu o Dia de Campo 2023 do Grupo Vega, formado pelas empresas Sementes Estrela e Futura Agrícola, e Sistema Sargas. O evento contou com a participação de quase mil pessoas.

Com o tema “O Futuro começa no Agro”, empresas do segmento apresentaram novidades em inovação, tecnologia, resultado e sustentabilidade para o campo. O evento também contou com palestras do presidente do Grupo Vega, Efraim Fischmann, e da Doutora em Fitopatologia e docente da Universidade de Passo Fundo (UPF), Carolina Deuner. 

Um dos diferenciais do evento foi a sustentabilidade através da realização da ação Carbono Neutro, em parceria com a AKVO ESG. Por meio de um levantamento das emissões de gases de efeito estufa, será feita a aplicação dos parâmetros e métricas para a identificação das emissões quantificadas e mitigadas. Após o resultado, a empresa irá compensar com a compra de créditos de carbono gerados em projetos certificados.


Veja também