Publicado por Sementes Estrela
Semente Estrela e Futura Agrícola são apoiadoras do Livro ACCIE: 100 anos de história
Publicado por Sementes Estrela
28 Março 2024
28 Março 2024

Na última sexta-feira, 29, em comemoração ao seu primeiro centenário a ACCIE presenteou a comunidade erechinense e regional com o livro ACCIE: 100 anos de história. Um livro de resgate histórico, apresentando brevemente a trajetória do município de Erechim, uma imersão no passado, contextualizando a história da entidade e dos seus gestores, empreendedores, homens de visão, que trabalharam comprometidos com o desenvolvimento da cidade e região.

É resultado de um projeto da ACCIE aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal. O projeto teve como autoras a executiva da ACCIE, Giovana Da Veiga Dariva, e Tainete Farina. Os responsáveis pela produção editorial e gráfica do livro ACCIE: 100 anos de história são a jornalista Maria Lúcia Carraro Smaniotto, a historiógrafa Neusa Cidade Garcez; o pesquisador Enori Chiaparini, a executiva Giovanna da Veiga Dariva; o publicitário e fotógrafo Roberto Hachmann; os designers Mariah Carraro Smaniotto e Bruno Rosselli. O projeto também contemplou um audiolivro visando oportunizar acessibilidade para que mais pessoas possam conhecer a história da ACCIE, entregue para Adeve – Associação dos Deficientes Visuais de Erechim.

A Sementes Estrela e Futura Agrícola acreditam que o resgate da história e da cultura da comunidade onde estão inseridas é muito importante. “A cultura de um povo é o seu maior patrimônio, preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores, é permitir que as novas gerações tenham conhecimento e saibam valorizar suas raízes”, pontua a Diretor Geral, Silvana Elisabete Spiazzi.

Foram impressos 1.000 livros que serão distribuídos de forma gratuita às escolas, entidades culturais de Erechim e Região, patrocinadores, bibliotecas, entidades parceiras e associados.

Veja também